IPA (RS) - 1935

 

Equipe do Instituto Porto Alegrense (IPA) em 1935. Agradecimento ao colega Aléx de Castro (Estrela, RS), pela foto.

Já, sobre a equipe de futebol do IPA, nos dá mais detalhes o pesquisador Alvi Rubro (Santa Maria, RS): O IPA entre 1936 até 1940, fez uma parceria com o Americano, porém, manteve uma equipe com esse nome (IPA), utilizando às vezes, alguns atletas do Américano Universitário. Em 1941, a Ala Universitária voltou a estabelecer parceria com outro clube, o Fuss Ball Porto Alegre. Rubens Medeiros, que foi presidente do Americano durante a fusão, era o líder da Ala Universitária. A Ala Universitária não era um clube, apenas um grupo de estudantes que queria jogar futebol e entrou de forma organizada dentro do Americano. Isso causou mudanças no nome e no escudo do clube. Como o Americano desapareceu no final de 1940, eles ingressaram no Porto Alegre. No novo clube (Porto Alegre) a convivência não foi tranquila, depois do Torneio Início de 1941 a Ala Universitária ameaçou abandonar o clube, porque só o jogador Pipoca, dos universitários, atuou.

Em 21/04/1937 houve um confronto entre IPA e Grêmio, na inauguração do Estádio da Liberdade, dentro do complexo da universidade. Como noticia o Jornal A Federação (Porto Alegre, RS) em 22/04/1937.


Conforme o colega Alvi Rubro, no quadro do IPA aparecem escalados Sadi e Selviro, ambos eram também atletas do Americano Universitário, sendo esta a época em que vigorava a fusão entre o clube e a universidade. Cabe um adendo sobre Selvírio, trata-se do mesmo Selviro Rodrigues da Silva, posteriormente técnico Campeão Metropolitano e Estadual com o Renner em 1954. Selviro iria ainda em 1937 se transeferir para os quadros do Cruzeiro de Porto Alegre.

Foto antiga da instituição onde em algum momento esteve presente o Estádio da Liberdade.


Foto atual (2023) com o cenário já bem modificado.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Íbis (PE)